Campanha de vacinação de cães e gatos será realizada até o dia 28 de novembro. Veja o cronograma por bairros de São Luís. Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) divulga cronograma da campanha de vacinação antirrábica.
A. Baêta/Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) divulgou o cronograma de vacinação por bairros da campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos. Os bairros localizados na central da capital maranhense foram os primeiros a receber os vacinadores credenciados a partir deste sábado (10).
A campanha começou na sexta-feira (9) e será realizada até o dia 28 de novembro, conforme o cronograma oficial estabelecido pela Semus. Ao todo, 228 profissionais, entre médicos veterinários e agentes da saúde, estão participando da ação.
Confira o cronograma de vacinação:
1º Distrito Sanitário: Centro – 10 de outubro
2º Distrito Sanitário: Itaqui-Bacanga – 16, 17 e 23 de outubro
3º Distrito Sanitário: Coroadinho – 24, 29 e 30 de outubro
4º Distrito Sanitário: Cohab – 31 de outubro, 05 e 06 de novembro
5º Distrito Sanitário: Bequimão – 07 e 12 de novembro
6º Distrito Sanitário: Tirirical – 13, 14 e 19 de novembro
7º Distrito Sanitário: Vila Esperança – 21, 27 e 28 de novembro
Por conta da pandemia, a vacinação tem seguido os critérios de distanciamento social. As ações são realizadas desde 2013 e a cobertura vacinal chega acima dos 80%.
Segundo a Semus, a raiva apresenta dois ciclos de transmissão, sendo urbano e silvestre. O urbano é o mais comum e ocorre principalmente entre cães e gatos, com maior incidência em países de terceiro mundo. Já o silvestre acontece entre morcegos, macacos e raposas. Na zona rural, a doença afeta principalmente os mamíferos.